O Dia Mundial da Água 2011, comemorado nesta terça-feira (21), tem como tema "Água para Cidades: Respondendo ao Desafio Urbano", ou seja, incentivar os governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas urbanas.
De acordo com o estudo da ANA (Agencia Nacional de Águas), cerca de 55% dos 5.565 municípios brasileiros provavelmente terão problemas no abastecimento de água até 2025. Segundo o Atlas Brasil que será divulgado hoje, o Brasil precisará investir pelo menos R$ 70 bilhões para que a oferta de água de boa qualidade até 2025, época em que o país terá aproximadamente 196 milhões de habitantes.
Investimentos no tratamento de esgotos e coleta teriam que ser de R$ 47,8 milhões, porém seria apenas para evitar ou resolver a poluição nas fontes de abastecimento de água. O dinheiro não seria suficiente nem para universalizar o acesso ao esgoto, maior problema da área de saneamento atualmente.
“Os problemas associados à poluição hídrica são mais evidentes nos grandes aglomerados, em função da pressão das ocupações urbanas sobre os mananciais de abastecimento público: o lançamento de esgotos sem tratamento dos municípios localizados à montante influenciam diretamente a qualidade das águas”, explica o documento. A montante é o lado da nascente, em relação a um curso de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário